JUSTIFICATIVA:

 

Tiburcio Ribeiro Filho, filho de Tiburcio Ribeiro e Luzia Monteiro, nasceu em 14 de julho de 1896, na cidade de Sorocaba.

 

Estudou no Colégio Antonio Padilha, e o curso que fez o habilitou a dar aulas.

 

Morava na Rua Joaquim Gregório de Oliveira, onde hoje é o SAAE de Vila Barão.

 

Na época da revolução em 1932, durante o dia era lavrador e a noite dava aulas.

 

Trabalhou como pedreiro e ajudou a construir a Catedral de Sorocaba em torno do ano de 1930 quando o Monsenhor Domingos Magaldi era o Padre, como professor lecionou no bairro Ipatinga no ano de 1932, ajudou por volta do ano de 1940 a construir a Igreja João de Camargo, também trabalhou como lavador e capelão.

 

Trabalhou no ano de 1944 na construção de um posto de gasolina no campo de aviação Santos Dumont.

 

No ano de 1947, estava ajudando a construir a ponte do rio paranapanema, quando foi mordido por um peixe que veio a ocasionar a sua morte.

 

Casou-se com Rizoleta Lorenço de Pontes, na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, e dessa feliz união tiveram 6 filhos além de 10 netos e 7 bisnetos.

 

Tiburcio Ribeiro Filho pertencia a Igreja Católica, e era Capelão da Igreja Santa Rita do Parque São Bento e da Igreja São João, perto do hoje Carrefour Sonia Maria, também era festeiro, rezava a noite inteira nas casas das pessoas que morriam, dava aulas para o primário de graça.

 

No dia 17 de janeiro de 1.948, veio a falecer, deixando muitas saudades a seus amigos e seus familiares, mais de 300 pessoas compareceram em seu enterro.

 

S/S.,  30 de dezembro de 2009.

 

Benedito de Jesus Oleriano

Vereador.