JUSTIFICATIVA:
Tiburcio Ribeiro Filho, filho de Tiburcio Ribeiro e Luzia Monteiro, nasceu em 14 de julho de 1896, na cidade de Sorocaba.
Estudou no Colégio Antonio Padilha, e o curso que fez o habilitou a dar aulas.
Morava na Rua Joaquim Gregório de Oliveira, onde hoje é o SAAE de Vila Barão.
Na época da revolução em 1932, durante o dia era lavrador e a noite dava aulas.
Trabalhou como pedreiro e ajudou a construir a Catedral de Sorocaba em torno do ano de 1930 quando o Monsenhor Domingos Magaldi era o Padre, como professor lecionou no bairro Ipatinga no ano de 1932, ajudou por volta do ano de
Trabalhou no ano de 1944 na construção de um posto de gasolina no campo de aviação Santos Dumont.
No ano de 1947, estava ajudando a construir a ponte do rio paranapanema, quando foi mordido por um peixe que veio a ocasionar a sua morte.
Casou-se com Rizoleta Lorenço de Pontes, na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, e dessa feliz união tiveram 6 filhos além de 10 netos e 7 bisnetos.
Tiburcio Ribeiro Filho pertencia a Igreja Católica, e era Capelão da Igreja Santa Rita do Parque São Bento e da Igreja São João, perto do hoje Carrefour Sonia Maria, também era festeiro, rezava a noite inteira nas casas das pessoas que morriam, dava aulas para o primário de graça.
No dia 17 de janeiro de 1.948, veio a falecer, deixando muitas saudades a seus amigos e seus familiares, mais de 300 pessoas compareceram em seu enterro.
S/S., 30 de dezembro de 2009.
Benedito de Jesus Oleriano
Vereador.